Se quiser entrar em contato comigo, meu e-mail é babimottin@hotmail.com



Eu respondo sempre todos comentários nos posts que foram comentados... Assim fica mais fácil. Beijão

quinta-feira, 22 de março de 2012

Amniocentese? A favor ou contra?

Assunto polêmico hj no blog...

Tda mãe de bb com HDC certamente já ouviu falar desse exame que consiste na retirada de uma amostra de líquido amniótico do útero q é mandada para análise... Ele serve para saber se o bb tem algum problema ou alguma síndrome e saber ainda como está a maturidade dos pulmões...

Não estou falando que não seja um exame importante, mas na minha opinião para os casos de hérnia diafragmática ele se torna desnecessário... (lembrando sempre que é a minha opinião e que se alguém tem algo a acrescentar que me faça mudar de idéia ficarei contente em ouvir).
Le-se em estudos que esse exame é mto invasivo podendo até causar o aborto... Ele serve para detectar se o bb tem alguma síndrome associada a HDC. Mas então eu pergunto: Ele é msm necessário? Dizem ainda q serve para que se o bb tiver alguma sindrome ou má formação ele nasça em uma UTI preparada com os melhores aparelhos e etc... Mas um bb com HDC já deve nascer em uma UTI assim! Que diferença fará saber antes se tem alguma síndrome ou não??

Quanto a maturidade dos pulmões, sabe-se que os pulmões são os mais afetados na HDC até aí tdo bem...

Mas até onde sei a única coisa pode ajudar os pulmões é a cirurgia intra-uterina... Q segundo os casos q recebi só é feita quando há mais de um órgão herniado (q se detecta com uma ultrasonografia e não precisa da amniocentese pra ver isso) e se há somente um órgão herniado a compressão nos pulmões não é tão grande fazendo com que ele não seja tão prejudicado.... (Há também a injeção de Celestone que ajuda a maturidade dos pulmões, mas isso praticamente tdas as gravidas fazem)...
Então de que adianta saber se terá síndrome associada se o aborto no Brasil não é permitido? Em alguns casos de síndromes e má formações que representem incombatibilidade com a vida pode-se tentar com o ministério publico um aborto, mas que mãe é capaz de fazer um aborto msm que o bb tenha alguma problema desses?

Eu não sou médica e estou falando o que penso... Pra mim entre a HDC e uma síndrome primeiro deve-se estabilizar o bb quanto a HDC já que disso dependerá a vida dele... E depois deve-se avaliar se há ou não síndrome associada...

Com a Cecília foi assim... Os médicos nem cogitaram fazer a amniocentese, a Cecília nasceu, foi estabilizada, operada, estabilizada e com mais de 30 dias de vida foi feito o exame de cariótipo para saber se havia alguma síndrome associada... E graças a Deus veio normal... Mas se tivesse alterado com ela já bem da HDC, iriam avaliar o novo passo a ser dado... Acho que a amniocentese além de ser um risco mtas vezes desnecessário só vai deixar a mãe mais tensa, pelo menos comigo seria assim...

Tdos os médicos q consultei disseram que pra saber a real situação de um bb com HDC tem que esperar ele nascer... Então oq adianta ficar fuçando antes??

O fato é que seu filho vai nascer independentemente de ter síndrome associada ou não, independentemente de nascer agora e morrer daqui a uma hora, ele é seu filho e precisa cumprir sua jornada... Saber se tem síndrome ou não na minha opinião não fará nenhuma diferença de imediato e não sei se vale os riscos que o bb e a mãe correm...

Se alguém tem alguma coisa a falar q me mostre uma teoria diferente, ficarei feliz em saber...

Beijão e linda Quinta a tdos!!

18 comentários:

  1. Eu como não sei sobre o assunto não posso opinar, mais pelo que vc escreveu concordo com vc, pq do exame então??
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  2. Aline, esse exame não é feito somente em casos de HDC, ele é feito também em algumas mães com mais de 35 anos para saber se o bb tem alguma sindrome ou má formaçao, ou em casos onde a mãe e o pai tenham familiares com problemas ele é feito para saber se esta tdo bem com o bb, nesses casos eu até concordo com o exame, mas em bbs com HDC que já terao q nascer em uma UTI preparada nao tem pq faza-lo... Não é um exame de rotina, ele é pedido somente em alguns casos...

    ResponderExcluir
  3. Nos casos de bb com hdc a aminiocentese é recomendada no caso de precisar ser feita a cirurgia intra-uterina.. os médicos não colocam o balãozinho caso o bb tenha alguma sindrome, ou um outro problema além dos causados pela hérnia.. por isso a necessidade da aminocentese e dos outros trezentos mil exames...
    bj..
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Pois é Ana, mas a maioria das mães q fez a amniocentese msm o resultado sendo negativo para outros problemas não fizeram a cirurgia intra-uterina... Vou perguntar a elas se a amniosentese foi pedida para saber da possibilidade de colocar o balão... Agora fiquei curiosa.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. No meu caso a cirurgia era necessaria e só seria feita se a hernia fosse isolada, se fosse afastado qquer outro "problema".. é claro q só é necessario qdo a hernia é descoberta no começo da gravidez, qdo sobem mais orgãos, qdo nao deu tempo do pulmão se desenvolver nem um pouco.. a cirurgia é feita ate a 28ª semana..
    bj

    ResponderExcluir
  6. Pois é Ana, eu até cogitei q podia ser por isso que o exame era pedido, mas mtas das maes q escreveram suas historias não tocaram nesse assunto ao falaram da amniosentese por isso nao levei adiante...
    Mas se for isso msm faz mais sentindo ao meu ver... No facebook temos um grupo de HDC e coloquei o link lá e estamos falando do assunto... Se quiser participar o link é https://www.facebook.com/pages/H%C3%89RNIA-DIAFRAGM%C3%81TICA-CONG%C3%8ANITA-EM-BEB%C3%8AS/278192982210856#!/groups/228405080528048/

    Beijao

    ResponderExcluir
  7. Eu nao tenho facebook.. tava passeando por aqui e resolvi comentar pq em algumas situações é necessário fazer esse exame.. apesar de ser horrivel né.. qquer coisa pega meu e-mail anynha18@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Pois é, não fiz o exame mas só de pensar já fico tensa...

    Fico feliz q tenha aparecido...

    Vou te mandar um e-mail...

    Beijao

    ResponderExcluir
  9. Olá Debie,
    No meu caso o médico resolveu afastar a possibilidade da aminiocentese, por achar desnecessário submeter-me a um exame tão invasivo agora que já estou com 33 semanas e que a princípio não mudaria em nada o quadro da minha pequena, pelo contrario poderia antecipar o parto, o que não é nada bom para os bebês que tem HDC.
    Já eu e meu esposo seremos submetidos ao exame de cariotipo, uma vez que a Lara não tem só HDC tem uma má formação cerebral: Agenesia do Corpo Caloso.
    Quanto a injeção de Celestone, ainda não me foi receitada mais vou conversar com a minha médica no próxima consulta do pre natal.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Tatiiii que bom q apareceu!!!

    Estava com saudades!!!

    Teu médico foi mto legal, por lá no grupo do face tem casos em que os medicos pediram a maniocentese com as mamaes tendo mais de 30 semanas de gestaçao...

    Essa injeçao de celestone é dada na ultima semana... tomei 2 doses... uma por dia, 4 dias antes da C nascer...

    Mas pergunta a sua médica sim!

    Beijao

    ResponderExcluir
  11. Oláa..vi o link de seu blogue no mães de porto alegre,não sou muito ativa lá..mas volta e meio dou minhas espiadinhas..ahahah

    Beijos e irei conhecer mais vcs,lendo o blogue!

    P.s:sou de Gravataí!

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline q bom q veio nos conhecer!!!

    Fico feliz!!!

    Beijao

    ResponderExcluir
  13. Obrigada, Débie!! Tô começando a perder a vergonha de aparecer na "telinha"... hehehe Ví no teu perfil que tu é e Garibaldi, moramos pertinho então!

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Cris eu morro de vergonha hihihihi

    De que cidade tu é???

    Biejao

    ResponderExcluir
  16. Pessoal a amniocentese e pedido também quando no exame da mãe de sangue,da positivo pra toxoplasmose,eu vou fazer esse exame hoje,para que se o resultado for positivo eu começar um tratamento pro bebe,por enquanto os remédios so protegem para que o bebe não pegue.
    No caso do exame positivo se começa um novo tratamento para que não prejudique mais o bebe,se der negativo contínuo com o remédio que tomando,pois ele impede que a toxoplasmose afete o bebe.
    Creio que vai dar tudo certo meu exame será realizado com sucesso e meu bebe vai estar bem.
    Pois sei que Deus e maior e está comigo sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Debora... na real esse post foi sobre a amniocentese em bbs com Hdc... Não sabia q ele era pedido para suspeita d toxoplasmose... muito interessante isso... o seu deu positivo ou negativo? Beijos e boa sorte

      Excluir
    2. Bom dia Debora... na real esse post foi sobre a amniocentese em bbs com Hdc... Não sabia q ele era pedido para suspeita d toxoplasmose... muito interessante isso... o seu deu positivo ou negativo? Beijos e boa sorte

      Excluir

Obrigada por comentar! Fique atenta que responderei ao seu comentário no post q foi comentado. Beijãoo