Se quiser entrar em contato comigo, meu e-mail é babimottin@hotmail.com



Eu respondo sempre todos comentários nos posts que foram comentados... Assim fica mais fácil. Beijão

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Andador? Não obrigada!

O tempo esta passando e a C ainda não deu seus tão esperados primeiros passos...
Então volte e meia tenho q ouvir o seguinte: Compra um andador... o filho a fulana tem tantos meses e já caminha, mas ele usava andador... A Cecília esta mto preguiçosa, já devia estar caminhando... Se ela tivesse um andador ela já estaria caminhando...

Eita povo q nunca ta contente... Quando ela tv lá entre a vida e a morte eram somente mensagens de força e fé... Mas foi a guria ficar boa que acham q ela tem q ser a melhor em tdo, a primeira em tdo...

Eu sou totalmente contra o uso de andadores, mas não saio por ai criticando quem usa... Até pq cada um sabe da sua vida, cada um cria seus filhos como bem quiser... Mas a C não vai usar andador e ponto!

Cada bb tem o seu tempo... E eu respeito isso... Existem etapas a serem conquistadas e nada me deixa mais realizada do que ver a C superando cada uma delas... O neurologista dela disse q um bb pode levar até 1 ano e 6 meses pra começar a caminhar... Se passar disso aí é feito alguns exames e é visto o q precisa ser feito... Mas a C esta bem longe do tempo limite e eu não estou com pressa...

Li um artigo sobre isso e resolvi posta-lo aqui hj...

"O grande erro dos pais – em seu total desconhecimento - é achar que o andador ajudará a criança a começar a andar. Isso não é verdade. O andador traz prejuízos no desenvolvimento psico e motor do bebé.

Por que será que não é bom? Por vários motivos. A criança desde o nascimento passa por etapas do desenvolvimento em que cada fase serve de base para a próxima. Primeiro sustenta a cabeça, depois rola o corpo para os dois lados, arrasta-se de barriga para baixo, senta-se com apoio, depois sem apoio, gatinha (alguns não passam por esta etapa), ficam em pé para então começarem os primeiros passos.

Em todo desenvolvimento motor e de equilíbrio a criança explora o ambiente e os objectos à volta, desenvolvendo paralelamente o aspecto neurológico. O bebé tenta alcançar objectos, observa as acções dos adultos e imita.

O andador força a criança a saltar várias destas etapas essenciais para o desenvolvimento. Não deixa a criança experimentar as quedas naturais do início da aprendizagem de andar, assim, a aquisição do equilíbrio é limitado e pode ainda deformar a estrutura óssea da perna.

Por saltar etapas, o andador atrasa o início da marcha. Se o bebé é pequeno para o andador, usará somente as pontas dos pés para movimentar-se, o que poderá causar alguns problemas além do atraso da marcha, como alteração óssea.

Falsa liberdade - A sensação de liberdade que o andador oferece é ilusão. O andador não deixa a criança explorar adequadamente o espaço em que está. Um simples objecto no chão e que desperte a atenção do bebé passa a tornar-se algo inalcançável para o pequeno, pois o andador não oferece condições para que ele chegue à peça.

Já o bebé que não usa o andador poderá sentar-se no chão, gatinhar ou apoiar-se nos móveis até chegar ao objecto desejado. Lembre-se: enquanto manuseia objectos e brinquedos, o bebé está desenvolvendo seu cérebro.

Os acidentes que podem provocar graves lesões nas crianças são outro problema relacionado ao uso do andador. Os acidentes mais comuns são as quedas quando as crianças usam os pés para se impulsionarem para trás e batem com a cabeça, e ainda as quedas em degraus.

De tão prejudiciais e perigosos para as crianças, a venda de andadores em países como o Canadá já é proibida.

O uso do andador compromete muito o desenvolvimento global das crianças. Os pais devem pensar nas consequências do andador antes de comprá-los. Não há criança normal que deixou de aprender a andar por falta do andador.
__________________________________________________________________________________

Então é isso... se quiser usar com seu filho, vá em frente, mas respeite quem é contra o uso dele.

Beijão tdos

2 comentários:

  1. Eu também fui contra andador para os meus filhos e não me arrependo em momento algum.
    Parabéns pela tua postura frente ao crescimento e desenvolvimento da tua filha.
    bjooons.

    ResponderExcluir
  2. Acho que toda mãe e futura mamãe deveria ler este teu post. Sou contra o andador desde 2000 qdo minha filha nasceu e não tínhamos nem 1/3 da informação via google e redes sociais que temos hoje. No consultório do neuro do meu filho, tem diversas mateerias contra o andador logo na entrada em um mural bem grande. Os malefícios vão além do que imaginamos e a maioria das mães não sacam isso. Mulher antenada é tudo! Parabéns querida! =)) Super beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Fique atenta que responderei ao seu comentário no post q foi comentado. Beijãoo