Se quiser entrar em contato comigo, meu e-mail é babimottin@hotmail.com



Eu respondo sempre todos comentários nos posts que foram comentados... Assim fica mais fácil. Beijão

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Gravidez

Vou começar do começo...
Engravidei em Janeiro de 2010... Minha gravidez foi mto tranquila, não tive enjôos, não tive tonturas, somente sono, muito sono...

Fiz a primeira ecografia com 9 semanas e 4 dias, achávamos q nao daria pra ver muita coisa, pois foi bem no inicio da gravidez, mas nos surpreendemos, a Cecília estava medindo 2,8 cm, ja havia desenvolvido a cabecinha e o corpinho, tinha os bracinhos colados no corpo e as perninhas tambem, lembro até hj a emoçao de ve-la no monitor e escutar o coraçaozinho que parecia um trenzinho acelerado. Só quem passa por isso tem uma noção do que é esse momento.

Bom, as semanas foram passando e com 14 semanas e 3 dias, fui fazer a segunda ecografia, o que eu nao sabia é que eu tinha que ter feito essa eco entre a decima primeira e decima terceira semana, pois é nessa ecografia q é feita a medida da translucência nucal, que serve para saber se o bebê terá alguma alteração cromossômica, mal-formações ou alguma síndrome genética. Na hora fiquei um pouco tensa pois tdo mundo sonha em ter filhos 100% saudáveis, mas me acalmei e disse pra mim mesma, oque tiver q ser será.

Com 18 semanas e 3 dias fiz a terceira ecografia e foi nela que descobrimos que seria uma MENINA!! Neste dia pra mim começou uma nova etapa da gravidez, agora podiamos comprar as roupinhas, arrumar o quertinho, e o melhor de tudo podiamos chama-la pelo nome que escolhemos, que foi Cecília.
A cada nova ecografia eu sempre ficava preocupada em saber se tdo estava bem com ela, muitas vezes nem dormia na noite que antecedia o exame.
Passamos pela quarta, quinta, sexta ecografia e tudo ia muito bem com ela.

Na sétima ecografia, eu estava com 35 semanas e seria a última ecografia antes do parto, e tudo mudou... A moça que realizou o exame, ficou muito tempo analizando as imagens e nao falava nada para nós. Comecei a ficar um pouco nervosa... Foi então que ela disse: tem um probleminha. Meu coração disparou, minhas pernas começaram a tremer, olhei pro meu marido Rafael e ele estava paralisado. Então a moça continuou e disse: ela tem uma HÉRNIA DIAFRAGMÁTICA. Na hora não entendi direito tentei pensar no que eu sabia a respeito de hérnias, mas só havia ouvido falar em hérnia inguinal e umbilicar, dai nervosa pedi pra ela o que era... e ela que também ficou assustada disse assim: fica calma, ela terá que fazer uma cirurgia assim que nascer!! Quando ela disse isso eu quasi desmaiei e comecei a chorar, olhei pro Rafa e ele estava pálido.
No caminho da clínica até em casa, minha cabeça parecia um turbilhão, pensei em um milhão de coisas e nada fazia sentido.

Quando chegamos em casa, tentamos ligar para o obstetra, mas o telefone estava fora de área, foi então que cometi o pior erro de tdos, no desespero, corri pra internet e pesquisei o que era Hérnia Diafragmática, lá dizia que é uma abertura no diafragma, por onde os órgãos do abdomen sobem para o tórax. Haviam somentes casos de óbito, pois o indice de mortalidade como escrevi no post de ontem é mto alto.
Nessa hora vieram aquelas perguntas tradicionais: por que com a gente? o que fizemos pra merecer isso? por que só foi aparecer no último exame? enfim, pensem em todo tipo de pergunta que se pode fazer nesses casos, e com certeza eu as fiz.

Conseguimos falar com o obstetra somente a noite... ele pediu para que eu ficasse calma, que o exame poderia estar errado... mas eu tinha certeza que nao havia erro, pois a ecografista mostrou direitinho os órgãos dela tdos no tórax.
No dia seguinte fomos pra caxias fazer uma eco 4 D, e como eu disse, não havia erro, la vimos direitinho que dentro do tórax dela além dos pulmões e o coração havia também alças intestinais, o estômago e um pedaço do fígado. O ecografista analizou bem cada órgão, principalmente o coração, pois como os órgãos ficam apertadinhos muitas vezes os bebês desenvolvem problemas cardíacos, mas estava tdo bem com o coração dela. Ele nos mostrou o rostinho dela, e eu me desesperei, aquilo tudo parecia um pesadelo, ela era tão linda, eu novamente queria morrer. A gente sempre sonha com tudo maravilhoso e que sempre tudo vai dar certo, nunca esperamos por esses acontecimentos, mas eles acontecem da mesma maneira.
Saimos da clínica desolados...
Só conseguia pensar no pior, pensar que perderíamos nossa princesa...

Conversamos com o meu obstetra, e ele disse que nossa única chance seria irmos para Porto Alegre, pois os hopitais aqui da serra não estão preparados pra esses casos...
Aí como boa provinciana fiquei imaginando como o Rafa e eu iriamos nos virar em Porto Alegre. Cidade grande, nunca saímos de Garibaldi... Na hora do desespero nos apegamos a problemas pequenos... (sim por que acreditem esse foi o menor dos problemas).
Meu obstetra indicou um obstetra que trabalhava na puc e conseguimos consulta com ele só pra semana seguinte... Nesse meio tempo, minha cabeça girando, não conseguia dormir, não conseguia comer, não conseguia nem sair de casa, chorava o tempo todo, ninguém conseguia fazer eu pensar que tudo daria certo.
Então uma noite conversando com meu marido, pensando na consulta que teríamos com o tal obstetra, me dei conta que não precisávamos de um obstetra, e sim de um ótimo cirurgião torácico pediátrico, pois tirar o bebê é mais simples do que operar ele...

Daí começou a correria pra achar o cirurgião... Aqui em Garibaldi cidade pequena, tdo mundo sabe qual médico é bom e qual médico é mais ou menos, mas como acháriamos em Porto Alegre? queríamos o melhor, tinha que ser o melhor... Pesquisei na internet e apareceram vários... Minha cabeça estava um turbilhão, então pedi ajuda a uma amiga que mora em Porto Alegre a 10 anos, pedi pra que falasse com amigos dela e pedisse indicação do melhor cirurgião. Ela me ligou e disse que havia falado com algumas pessoas e todos disseram que o melhor era o Dr. José Carlos Fraga. (currículo do Dr. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4790385H3). Falei com o meu obstetra e ele disse que o conhecia e que se conseguíssemos consulta era pra marcarmos. (o detalhe é que ele esta sempre no exterior, e é muito dificil conseguir consultas com ele). O Rafa ligou e explicou tda a situação pra secretária, disse que eu estava de 35 pra 36 semanas, que morávamos no interior, e ela prontamente me encaixou para a semana seguinte...

Durante o tempo que esperávamos pelo dia da consulta, muitas coisas passaram pela minha cabeça, será que fiz certo em desmarcar com o obstetra indicado pelo meu obstetra? será que o tal Fraga era mesmo bom? será que tdo daria certo?
Eu estava ficando neurótica!! Então o Rafa disse que eu tinha que me acalmar, que tinha que pensar que quanto mais agitada eu ficasse, mais agitada ela ficaria, foi então que entreguei nas mãos de Deus, ele não nos abandonaria.

Chegou o dia da consulta 08/09/2010, fomos pra Porto Alegre, levamos uma mala com roupas, pois nao sabíamos o que aconteceria, talvez precisássemos ficar por la. Chegamos diante do médico e o Rafa disse: Doutor, não conhecemos nada qui em Porto Alegre, não temos obstetra, não temos pediatra, nos disseram que o sr. é um dos melhores cirurgiões do Brasil e preciso que o sr. salve a nossa filha . Explicamos o caso, mostramos exames, e ele foi bem claro, nos disse que poderia ser algo bem simples, ou bem complexo, ia depender de como estaria os pulmões dela, e só saberíamos depois que ela nascesse... Nos explicou como seria o procedimento, e que teria que ser feito no Hospital Moinhos de Vento, que segundo ele é o que disponibiliza a melhor estrutura para estes casos gravíssimos.
Ele nos indicou um obstetra, que consultei no mesmo dia, saimos de Porto Alegre com tudo resolvido, e com a data da Cesárea marcada, seria dia 24/09/2010 ao meio dia. Os médicos nos explicaram que tinha que ficar calma para que a Cecília não resolvesse nascer antes, pois quanto mais tempo ela ficasse no útero mais peso ela ganharia e maiores seriam as chances de que tudo desse certo. Enquanto ela estava na minha barriga, nada de ruim aconteceria com ela, pois não precisava dos pulmões pra respirar, os problemas começariam assim que ela nescesse. Muitas vezes desejei que ela ficasse para sempre dentro de mim, pois sabia que onde ela estava, estava bem e nada de mau te aconteceria.

Os dias se arrastavem, e dia 15/09/2010 fomos novamente para Porto Alegre para uma nova consulta com o obstetra, ele fez uma ecografia e tudo estava bem, na medida do possível. Ele nos explicou como seria o procedimento no dia 24, pediu para que fossemos para Porto Alegre no dia 23, para que não ouvessem problemas.

Quando nos disseram que teria que ser em Porto Alegre, muitas pessoas nos ofereceram lugar pra ficar, é nessas horas que vemos como é bom termos amigos.
Dentre tdos que ofereceram lugar para nós, optamos por ficar na casa de uma prima do Rafa, prima que ele não via a anos, mas que quando soube da história prontamente nos ofereceu ajuda.
Fomos vê-la  neste mesmo dia, eu não a conhecia, mas quando ela me viu, me abraçou e disse: Débie se Deus te deu a oportunidade de engravidar, ele não vai te tirar o direito de ser mãe. Aquelas palavras me confortaram de tal maneira que relaxei, e pela primeira vez pensei que tudo daria certo.

4 comentários:

  1. Débie!
    Minha irmã te disse que se Deus te permitiu engravidar ele te permitiria ser mãe.
    E eu complemento: Deus não dá a cruz mais pesada do que podemos carregar. Sei da luta de vcs, mas ninguém consegue medir a angústia, a ansiedade e o medo que vcs tiveram que enfrentar.
    Vcs três são sobreviventes e vitoriosos. Bom contar a história, para que aqueles que passam por situações iguais ou semelhante possam encontrar forças para continuar a luta.
    Contem comigo sempre
    bjooons

    ResponderExcluir
  2. Débie!!!

    Mto lindo seu relato, tudo na vida tem um propósito, queria te deixar essa mensagem:

    AS PÁGINAS DA VIDA SÃO CHEIAS DE SURPRESA...
    HÁ CAPÍTULOS DE ALEGRIA, MAS TBM DE TRISTEZAS...
    HÁ MISTÉRIOS E FANTASIAS,
    SOFRIMENTOS E DECEPÇÕES...
    POR ISSO, NÃO RASGUE PÁGINAS E NEM PULE CAPÍTULOS...
    NÃO SE APRESSE A DESCOBRIR OS MISTÉRIOS...
    NÃO PERCA AS ESPERANÇAS...
    POIS MUITOS SÃO OS FINAIS FELIZES.
    E NUNCA SE ESQUEÇA DO PRINCIPAL:

    NO LIVRO DA VIDA, O AUTOR É : DEUS...

    Quero ainda conhecer pessoalmente essa batitinha linda e guerreira....bjos

    ResponderExcluir
  3. Débie, seu blog está sendo fundamental para manter vivos meu otimismo e minha esperança. Há uma semana atrás (18 sem de gestação) os médicos me deram a notícia do HDC e na próxima semana vamos repetir a US com um médico mais experiente para confirmar o diagnóstico e nos dar alguma direção. Moramos no Rio de Janeiro e ainda não conhecemos nenhum médico que cuide desse tipo de problema. Se vc, através do seu blog, tiver qualquer dica, poderia me enviar? Ainda estamos super perdidos! Um beijo, Monique.

    ResponderExcluir
  4. Monique, entra em contato pelo meu e-mail... babimottin@hotmail.com

    Beijao

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Fique atenta que responderei ao seu comentário no post q foi comentado. Beijãoo