Se quiser entrar em contato comigo, meu e-mail é babimottin@hotmail.com



Eu respondo sempre todos comentários nos posts que foram comentados... Assim fica mais fácil. Beijão

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Nossa História - Kalinca e Pietro



Eu e o Pietro
Me chamo Kalinca, tenho 29 anos, sou casada, tenho 2 filhos e moro atualmente em Itatiba/SP. 

Venho contar a história do meu filho mais velho, hoje com 3 anos chamado Pietro. 



Há 2 meses, mais precisamente em 17 de agosto de 2012, levei o Pi ao pronto-socorro por estar há dias com diarreia,  um pouco de tosse e febre. 

Lá chegando, o Dr. de plantão ao escutar o peito do meu filho viu que havia algo errado, então pediu para que eu o levasse para fazer um Raio-x. 

Quando levei o resultado pra ele (no mesmo dia), o susto: Mãe, seu filho está com uma séria pneumonia... Vamos interná-lo! 

Corri para a Santa Casa com ele me perguntando como ele poderia ter pego esta pneumonia, já que sou super cuidadosa! Na Santa casa ele recebeu os primeiros tratamentos para a pneumonia (soros e antibióticos). 

No segundo dia de internação, o Dr. Ciro que é responsável pela UTI infantil foi nos visitar no quarto e viu o Pietro assistindo desenho e cantando. Então me perguntou se alguma vez na vida eu havia tirado um raio-x dele. 

Ao dizer que não ele me disse: Seu filho está clinicamente muito bem para esta pneumonia que estou vendo na chapa (o pulmão esquerdo estava todo branquinho!), leve-o ao Raio-x novamente e dê contraste para ele beber, pois estou desconfiado de outra coisa! 

Dito e feito... Hérnia diafragmática congênita tardia! 

Meu primeiro contato com esta doença (se é que podemos chamar de doença)! 

Não sabia se estava feliz ou triste, pois a pneumonia seria muito grave, mas a HDC não teria outra solução a não ser a cirurgia! 

O mesmo Dr. Ciro nos indicou outro pediatra em SP que nos levou ao Dr. Armando Mari. 

Alguns dias antes de levá-lo para essa consulta, pesquisei o nome do Dr. Mari no google, e acabou surgindo o Blog da Débie. Pois ela dava notícias sobre a Carol filha da Melissa que exatamente como eu, descobriu mais tarde a HDC da Carol e por coincidência, a cirurgia dela foi com o mesmo médico que iriamos consultar.

Assim conheci o grupo do facebook e entrei em contato com outras mães! O que me ajudou muito!!! a gente se conforta em saber que não está sozinha! Que existem muitas outras mães como a gente!"

Tínhamos consultado com outros médicos mas ao conhecer o Dr. Mari não tivemos dúvidas! 

Menos de uma semana depois da consulta fizemos a cirurgia. Foi no dia 29 de setembro de 2012. Foi um sucesso! 

Ele está se recuperando muito bem... mas até tudo isso passar foi muito difícil! 

Ficou com sonda para a urina, estômago e dreno no pulmão... 

Sofreu bastante mas somente nos dois primeiros dias! No dia seguinte ao da cirurgia, o pulmão dele já estava expandido! Foi uma alegria! Com uma semana o corte já estava cicatrizado! 


Pietro já se recuperando
A HDC é uma má formação rara, a HDC tardia é mais rara ainda, pois bebes que nascem com essa patologia sem que ela seja diagnosticada na grande maioria vão a óbito.

No nosso caso eu acho melhor ter descoberto depois, pois ele já estava forte e bem o suficiente pra encarar esta cirurgia! 

Sem contar na sorte de termos encontrado um ótimo médico que descartou a ideia de pneumonia, pois em muitos casos como o do Pietro fazem dreno no pulmão para ajudar na pneumonia e acabam perfurando o intestino que devido a HDC está alojado no tórax. 

Vale salientar ainda que ele nunca teve nenhum sintoma relacionado... O que me levou ao pronto socorro foi apenas uma virose! 

Se houver algum caso parecido e quiserem entrar em contato comigo para saber de médicos, hospitais, etc... Basta me enviar um e-mail que ficarei feliz em poder ajudar.

Meu e-mail é kalinca.cp@ig.com.br

Um grande abraço nas mamães de HDC... nossos filhos são anjinhos vitoriosos e nós nos tornamos guerreiras!!!

11 comentários:

  1. Nao sabia que podia acontecer mais tarde. essa doença é uma praga msm.
    muito lindo o pietro. beijos e saude para voces
    vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Vanessa o que nao se sabe é se acontece mais tarde ou se nasce com ela pqna e vai abrindo com o passar dos anos... Mas certamente essas crianças com HDC tardia são milagres!!!

      beijao

      Excluir
  2. Nem eu sabia que isso podia acontecer tardiamente O.O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... esse é o terceiro caso que tenho conhecimento...

      beijao

      Excluir
  3. Menina, que susto!
    Imagino como você deve ter ficado.
    Mas ainda bem que viram a tempo e que deu tudo certo.
    O Pietro é muito lindo.
    Beijos
    Camila
    http://camilamamae2009.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é acho q tanto para quem descobre ainda quando o bb esta na barriga quanto para quem descobre depois o susto é inevitavel...

      beijao

      Excluir
  4. Puxa o Pietro teve muita sorte de ter um médico atento como este. Não imaginava que a HDC pudesse dar em uma criança de 3 anos.
    Nós mães temos que ficar mesmo atentas e ligadas.
    Bjo e muita saúde pro Pietro.
    Eliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, tem o caso da Carol que nao tem a historia no blog mas eu dei noticias sobre a cirurgia dela que foi descoberto com 7 anos de idade...

      A hdc é msm traiçoeira... Tdo cuidado é pouco!!

      beijao

      Excluir
  5. Pois é...
    É muito raro mesmo aparecer tardiamente! No caso do Pi, eu acho que ele já nasceu com ela pois parando para pensar... ele tinha alguns sintomas que não dávamos tanta importancia, como o fato dele regurgitar quase tudo o que mamava até quase 8 meses de idade... nunca teve apetite para se alimentar... Diarréias sem explicação... enfim, coisas que todas juntas parecem ser uma explicação para a HDC! E sobre os casos... logo depois que descobri a o Pi, minha mãe que trabalha com um cirurgião em Guarulhos, conheceu um caso de um rapaz de 32 anos! Isso mesmo... 32 anos!!!! Nem eu acreditei! A mãe disse que ele nunca conseguiu praticar esportes devido ao cansaço, mas que nunca desconfiaram! Ele está agora fazendo os exames pré operatórios!
    Obrigada pelos votos de todas vcs!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bahhh Kalinca 32 anos!! Q coisa!!! Quando descobrimos a da C nosso obstetra disse que sabia de um caso de uma moça do interior que ao fazer exames de rotina descobriu a hdc, ela tinha 16 anos... e nos fomos o primeiro caso que nosso obstetra havia pego...

      beijao

      Excluir
  6. Esqueci de assinar o comentário anterior! rs
    Kalinca!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Fique atenta que responderei ao seu comentário no post q foi comentado. Beijãoo